Biotecnologia

Ao longo de muitos anos, pessoas no dia a dia utilizam e desenvolvem um tipo de artifício que pode melhorar a vida de milhares de pessoas e muitos não se dão conta de que possuem este. A biotecnologia é uma tecnologia baseada em coisas naturais e existe através da genética, biologia molecular, bioquímica, embriologia e biologia celular, com a engenharia química, tecnologia da informação, robótica, bioética e o biodireito, entre outras. A biotecnologia está aplicada á várias áreas como a indústria farmacêutica, a agricultura e a indústria têxtil. Tentando inovar em remédios, alimentos e outros. Todas essas áreas foram mais aprimoradas a partir de 1970 quando os cientistas americanos concentraram as pesquisas de biotecnologia com o DNA.

Biotecnologia define-se pelo uso de conhecimentos sobre os processos biológicos e sobre as propriedades dos seres vivos, com o fim de resolver problemas e criar produtos de utilidade.

Wikipédia, a enciclopédia livre.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Projeto Genoma



O genoma é um conjunto de genes de uma espécie, está presente na  genética, 
que é responsável pelo estudo da reprodução, herança, variação e de 
aspectos relacionados à descendência.O Projeto Genoma humano é uma ligação
internacional composta pela Europa e Japão, que tem como objetivo mapear todos 
os genes da espécie humana até o ano de 2025. Em 1990, o Projeto Genoma tinha o envolvimento 
de mais de 5000 cientistas, de 250 diferentes laboratórios.

 Seus objetivos na área da saúde são:

- melhorar e simplificar os métodos de diagnósticos de doenças genéticas;
- a otimização das terapêuticas de doenças genéticas;
- a prevenção de doenças multifatoriais.

As primeiras propostas para se mapear o genoma humano surgiu em 1985, 
patrocinado por um financiamento publico, mais tarde foi criado 
um financiamento particular chamado Celera Genomics. 
O Projeto foi criado para durar 15 anos desde de 1990, com os seguintes objetivos:

- Identificar e fazer o mapeamento dos 80 mil genes que se calcula existirem no DNA das células do corpo humano;

- Determinar a seqüência de 3 bilhões de bases químicas que compõem o DNA humano;

- Armazenar essa informação em bancos de dados, desenvolver ferramentas eficientes para analisar esses dados e torná-los acessíveis para novas pesquisas biológicas.

Existem grandes progressos na descoberta de genes associados a doenças. 
Muitas iniciativas foram tomadas para a dedicação ao estudo de alguns genes específicos, com isso a muita disputa sobre este conhecimento que pode levar o aperfeiçoamento da medicina no próximo milênio. Mas existe a conseqüência de patentes sobre os genes descobertos para muitas doenças, como:

- Mal de Alzheimer
- Hipertensão
- Obesidade
- Artrite Reumática
- Suscetibilidade ao câncer de mama e ovário
- Osteoporose
- Câncer de cólon
- Doenças Cardiovasculares
- Mal de Parkinson
- Calvície


A informação do Projeto Genoma deve servir para proteger e melhorar a saúde, curar ou prevenir doenças.
Porém, além  do entusiasmo com os enormes benefícios que poderão surgir das descobertas, fica a preocupação com algumas de suas conseqüências sociais.

"Um dos temores, é que os empregadores passem a exigir testes de DNA dos seus operários, levando a exclusão social por conta apenas de uma probabilidade, e não de uma certeza de alguma doença, isso levará a uma criação de um possível novo grupo de trabalhadores desempregados, neste século da biotecnologia, baseando apenas nos seus genótipos.

Em uma sociedade em que as pessoas podem ser estereotipadas pelo genótipo, o poder institucional se torna mais absoluto. Ao mesmo tempo, a divisão da sociedade em indivíduos e grupos "superiores" e geneticamente "inferiores", surgirá uma nova classe social poderosa. Para evitar uma possível classe de desempregados descriminados geneticamente, será preciso fixar limites e impedir que instituições pratiquem a descriminação."

Wikipédia, a enciclopédia livre.



Você poderá compreender melhor como funciona o  genoma humano a partir deste vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=Bu6rbC2cnTM


O vídeo demonstra um relatório biológico do ser-humano. Através do Projeto Genoma, ele desvenda os segredos das moléculas de um ser. É através dele também que poderemos obter conhecimento sobre o funcionamento e localização das células e moléculas presentes em nosso organismo.

Pode-se observar também que Genoma é um conjunto complexo de todos os nossos genes. Ele nos mostra o interior de uma célula, e o que se encontra em seu núcleo é chamado de cromossomo. Cada cromossomo contém uma molécula de dupla-hélice denominada de DNA, formado por nucleotídeos no qual contém bases nitrogenadas. O vídeo nos mostra como os genes servirão de base para a formação de moléculas mensageiras chamadas de RNAs mensageiros. Tais RNAs, acabam por formar aminoácidos que serão transportados por um outro tipo de RNA, o transportador, estes auxiliam na tradução do código genético contido no DNA e no RNA envolvidos, produzindo proteínas específicas nas quais desempenharão papéis como: as que auxiliam na percepção da luz, formação de pêlos, tendões, as que auxiliam no controle das reações químicas, as que levam mensagens entre as células, etc.
Os diferentes conjuntos de genes, integram-se nos complexos fatores ambientais para influenciarem em nossas características físicas, emocionais e em riscos de ocorrências de doenças.  Com isso, podemos compreender a maravilha que é a vida.

Um comentário:

  1. Os centistas começaram a mapear e sequenciar o genoma humano deis de 1990 e em 2000 começaram com o anúncio de uma revolução.Que o código da vida teria sido decifrado e estávamos prestes a entender as doenças mais misteriosas e transplante de DNA dariam conta dos ditubios mais graves.Os cientistas disseram que em 10 anos tudo isso aconteceria mas os 10 anos se passaram e nada disso aconteceu.A revolução ainda está a caminho?Novos estudos dizem que até 2025 alguns páises irão mapear todo o genoma humano.Isso será a chave para desvendar nosso corpo!(JENNIFFER SOARES 3º C)

    ResponderExcluir