Biotecnologia

Ao longo de muitos anos, pessoas no dia a dia utilizam e desenvolvem um tipo de artifício que pode melhorar a vida de milhares de pessoas e muitos não se dão conta de que possuem este. A biotecnologia é uma tecnologia baseada em coisas naturais e existe através da genética, biologia molecular, bioquímica, embriologia e biologia celular, com a engenharia química, tecnologia da informação, robótica, bioética e o biodireito, entre outras. A biotecnologia está aplicada á várias áreas como a indústria farmacêutica, a agricultura e a indústria têxtil. Tentando inovar em remédios, alimentos e outros. Todas essas áreas foram mais aprimoradas a partir de 1970 quando os cientistas americanos concentraram as pesquisas de biotecnologia com o DNA.

Biotecnologia define-se pelo uso de conhecimentos sobre os processos biológicos e sobre as propriedades dos seres vivos, com o fim de resolver problemas e criar produtos de utilidade.

Wikipédia, a enciclopédia livre.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

A genética fracassou?

Escrever o manual de instruções de uma  pessoa.Esse era o objetivo dos cientistas que começaram a mapear e seqüenciar o genoma humano em 1990."Um trabalho duro" a chave para desvendar nosso corpo estava em um código formado por milhares de genes,cada um deles com uma função definida e completamente desconhecida.
                O MUNDO ACHOU QUE CHEGARA A HORA  DE ENTENDER TUDO:PORQUE FICAMOS DOENTES,NASCEMOS COM CABELOS LISOS OU CRESPOS,SENTIMOS MAIS OU MENOS DOR QUE NOSSOS AMIGOS.ENTENDER REALMENTE COMO UMA PESSOA FUNCIONA DO JEITO QUE FUNCIONA.         
     Se isso acontesse realmente seria uma obra revolucionária para a saúde do homem.Saberíamos com antecedência que doença nos afetariam no futuro.Desligando genes que causam disfunções e ligando aquele responsáveis pelo conserto,seria mínimo o risco de sofrermos de males hereditários.Mas também poderíamos sofrer anteceipadamente com uma doença que só nos afetaria no futuro e começaríamos a tomar remédios para prevenir algo que poderia nem acontecer.Mas acreditando que fosse possível mapear o genoma humano comemorou em 2000 quando foi apresentado o mapeamento quase completo.
      Em 10 anos diziam os líderes viveríamos melhor e os 10 anos se passaram e nada ocorreu.
      Seu médico ainda não sabe porque o câncer afeta pessoas saudáveis de repente e prescreve remédios feitos pra você de acordo com o seu genoma.Os cientistas  não contava com a possibilidade:a demora em transformar a pesquisa da genética em produtos.Todas essa idéias de que aconteceria essa revolução na genética começou a desmoronar quando os cientistas mergulharamos dados do genoma.Para começar eles nem sabiam direito quantos genes teriam de decifrar.O mergulho nos dados do genoma mostrou que a história é bem mais complicada.A identificação deu tanto trabalho quanto o que você teria se resolvesse sair cavocando por aí para achar ouro.Ouro mesmo porque os genes têm a função mais nobre do nosso organismo:produzir proteínas tudo que acontece no nosso corpo é regulado pelas proteínas.
 A NOVA CORRIDA
Os institutos e projetos que devem acelerar a pesquisa daqui para frente:
BGI :Instituto chinês promete se tornar um pólo mundial da genética.Quer seqüenciar 10 mil genomas por ano,mais do que a capacidade dos EUA.
1 000 GENOMAS:Projeto internacional que vai seqüenciar o DNA de 2 500 pessoas em 27 países(a meta inicial era de 1 000).
BIOBANK:Projeto britânico,quer criar o maior banco de DNA do mundo,com o genoma de 500 mil pessoas.Os voluntários terão seu registro médico acompanhado por toda a vida,para que os pesquisadores estudem suas doenças.





























 a pesquisa foi baseada na reportagem da revista SUPER INTERESSANTE.

Um comentário:

  1. Lucky Club | Bet Online with Lucky Club
    Join our exclusive betting club and receive a huge Welcome Bonus worth up to £20 luckyclub.live on your first deposit. Make sure you are on the lookout for other

    ResponderExcluir