Biotecnologia

Ao longo de muitos anos, pessoas no dia a dia utilizam e desenvolvem um tipo de artifício que pode melhorar a vida de milhares de pessoas e muitos não se dão conta de que possuem este. A biotecnologia é uma tecnologia baseada em coisas naturais e existe através da genética, biologia molecular, bioquímica, embriologia e biologia celular, com a engenharia química, tecnologia da informação, robótica, bioética e o biodireito, entre outras. A biotecnologia está aplicada á várias áreas como a indústria farmacêutica, a agricultura e a indústria têxtil. Tentando inovar em remédios, alimentos e outros. Todas essas áreas foram mais aprimoradas a partir de 1970 quando os cientistas americanos concentraram as pesquisas de biotecnologia com o DNA.

Biotecnologia define-se pelo uso de conhecimentos sobre os processos biológicos e sobre as propriedades dos seres vivos, com o fim de resolver problemas e criar produtos de utilidade.

Wikipédia, a enciclopédia livre.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

A Biotecnologia no lado A e lado B


                       A biotecnologia tem sido utilizada em diversos campos que são de extrema importância
para todos os seres humanos e vem fazendo várias inovações que fazem bem a saúde. Um dos
campos que pode ser citado é a agricultura de onde sai maior parte dos alimentos ingeridos por nós.
Mas, alimentos saldáveis estão sendo trocados muitas vezes por transgênicos e a saúde sendo
colocada em risco.
                        Os transgênicos são organismos que possuem a sua genética mudada em laboratório. Um exemplo disso é que se pode criar arroz com característica de veneno de aranha. Muitas vezes até o sabor de alguns alimentos transgênicos pode ser agradável ao paladar. 
Os riscos são muito reais. Alguns exemplos:
· Os alimentos oriundos de cultivos transgênicos poderiam prejudicar seriamente o tratamento de 

algumas doenças de homens e animais. Isto ocorre porque muitos cultivos possuem genes de resistência antibiótica. Se o gene resistente atingir uma bactéria nociva, pode conferir-lhe imunidade ao antibiótico, aumentando a lista, já alarmante, de problemas médicos envolvendo doenças ligadas a bactérias imunes.
· Os alimentos transgênicos poderiam aumentar as alergias. Muitas pessoas são alérgicas a 
determinados alimentos em virtude das proteínas que elas produzem. Há evidências de que os cultivos transgênicos podem proporcionar um potencial aumento de alergias em relação a cultivos convencionais. 

Porém segundo o site http://www.biotecpragalera.org.br/agricultura.php num futuro 
bem próximo, será possível produzir alimentos com mais vitaminas e nutrientes, plantas resistentes à seca, frutas que demoram mais para amadurecer, e outros produtos cheios de vantagens.



Nenhum comentário:

Postar um comentário