Biotecnologia

Ao longo de muitos anos, pessoas no dia a dia utilizam e desenvolvem um tipo de artifício que pode melhorar a vida de milhares de pessoas e muitos não se dão conta de que possuem este. A biotecnologia é uma tecnologia baseada em coisas naturais e existe através da genética, biologia molecular, bioquímica, embriologia e biologia celular, com a engenharia química, tecnologia da informação, robótica, bioética e o biodireito, entre outras. A biotecnologia está aplicada á várias áreas como a indústria farmacêutica, a agricultura e a indústria têxtil. Tentando inovar em remédios, alimentos e outros. Todas essas áreas foram mais aprimoradas a partir de 1970 quando os cientistas americanos concentraram as pesquisas de biotecnologia com o DNA.

Biotecnologia define-se pelo uso de conhecimentos sobre os processos biológicos e sobre as propriedades dos seres vivos, com o fim de resolver problemas e criar produtos de utilidade.

Wikipédia, a enciclopédia livre.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Inseminação Artificial


http://s3.amazonaws.com/pixmac-preview/artificial-insemination-6.jpg

É um recurso médico usado para realizar fecundação. Muitos casais que desejam ter filhos encontram certas dificuldades. Esses impedimentos não são simples, eles proporcionam desde a baixa qualidade dos espermatozóides até a capacidade ovulatória. Nesses casos o médico pode recomendar a inseminação artificial.

Esse tipo de fertilização pode ser realizado de duas formas: inseminação de espermatozóides e de embrião.

Na inseminação de embrião a ovulação é estimulada por uma medicação que a propria paciente injeta, os óvulos são colhidos e fecundados fora do corpo da mulher (fecundação in vitro) com espermatozóides do futuro pai, logo depois o óvulo fecundado é colocado no útero materno, gerando assim o chamado "bebé de proveta". Já a inseminação de espermatozóides é realizada com a retirada do esperma paterno, que passará por uma seleção onde só os melhores serão escolhidos, depois são injetados no útero da mulher durante o período de ovulação.

A possibilidade de gravidez na inseminação artificial é de 70%, porém na maioria dos casos a gravidez não ocorre na primeira tentativa. Esse tipo de gravidez já gerou muito preconceito, pois é um tipo de concepção diferente da forma normal, hoje o procedimento é visto com bons olhos por boa parte da população sem incluir  a parte conservadora da sociedade. A expectativa é de poder proporcionar a felicidade de ser pai e mãe àquelas que têm algum problema para engravidar, evitando a depressão e outras doenças piscologicas causadas pela infertilidade.

A inseminação artificial é desde já muito aplicada nos animais, mas é relativamente recente entre os seres humanos. Estas técnicas tem sofrido um enorme desenvolvimento em todo o mundo, e tem levantado inúmeros problemas éticos.

                                                    Lesley Brown no seu primeiro aniversário.
                                                               (primeito bebé de proveta)
                                    
http://afilosofia.no.sapo.pt/proveta.jpg

História:

°A história da inseminação artificial tem séculos de existência.

°A primeira gravidez por inseminação artificial  foi realizada pelo médico John Hunter em 1791.

°O primeiro "bebé proveta" nasceu em 1978.

°No inicio da década de 90 do séc XX, os médicos já faziam todos os tipos de experiências em termos de inseminação artificial: mulheres virgens ou na menopausa davam luz à crianças.

°Entretanto continuaram as inseminações bizarras: sémen congelado de pessoas falecidas que fecundam óvulos de pessoas vivas, avós que dão à luz aos próprios netos...


Problemas Morais:

É legitimo manipular formas de vida humana ainda que estas não tenham nascido?

Deve realizar-se uma fecundação eestritamente "artificial" quando a natureza não o permitiu?

No caso de uma inseminação com esperma de um doador anônimo: o doador não tem nanhuma responsabilidade sobre o seu filho genético?Não tem o direito de reclamar os seus direitos de paterninade?

Um filho não tem o direito de saber quem é o seu pai?

É legitimo que uma mulher leve dentro da sua barriga o filho de outra pessoa?Tem o direito de o ter qaundo o filho não é seu?

O que pensar quando os embriões congelados são destruídos após a fecundação?Não se está a destruir um ser humano?O que se deve fazer com os que ficam congelados?

É um ato certo fazer experiências com embriões humanos?



https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEghS5t8JZfuVxBOpcSXAun7y7mvQUazxKkSSfvSLzh2GPcK10XdEMuh6ckPtPEUZgTire7gVusOKqFlX8gzFDgEija4y8PzTIZwKHyigG4nWI9rBPtL03RKHcryOYCqoJxGvT6rMbTPBnTH/s748/inseminacao-artificial-52-15.jpg




Wikipédia a enciclopédia livre.

Um comentário: